
.png)
TIRE SUAS DÚVIDAS SOBRE CADA TIPO DE TRATAMENTO DE VARIZES
Há diferentes tipos de tratamentos para as varizes. O mais importante são as medidas preventivas, mas quando essas medidas de precaução não são suficientes, o seu médico poderá indicar um ou vários dos tratamentos conforme abaixo:
Dr. Marcello Rotolo
Angiologia e Cirurgia Vascular
CRM RJ 5281396-6


.png)
Escleroterapia química
Técnica usada há mais tempo. Muito utilizada para as microvarizes ou vasos, e para as varizes de calibre muito pequeno. Consiste na injeção de substancias esclerosantes que expulsam o sangue para as veias normais e entopem as veias que estão sendo tratadas. Embora essas injeções precisem ser repetidas em algumas veias, a escleroterapia costuma ser muito eficaz e com excelentes resultados quando realizada por médicos experientes.
.png)
Laser Escleroterapia
A escleroterapia com laser está em evolução e ainda não substitui a escleroterapia química. Não pode ser aplicada em todos os tipos de pele e ainda não dá bom resultado nos vasos de calibre maior. Novas tecnologias com laser em desenvolvimento poderão ampliar a sua utilização. No Brasil, alguns médicos fazem o tratamento misto: laser e injeções.
.png)
Radiofrequência
É a mesma técnica anterior usando o calor produzido por cateteres dotados de dispositivo de RF (radiofrequência).
.png)
Cirurgia
As cirurgias de varizes estão cada vez menos agressivas. A grande maioria das varizes pode ser realizada hoje através de mini incisões e o tempo de internação hospitalar raramente precisa passar de 24 horas. As varizes retiradas numa cirurgia não provocam danos à circulação, uma vez que as outras veias normais e o sistema venoso profundo normalmente se encarregam de garantir o fluxo de retorno.
.png)
Laser Endovenoso
Consiste na introdução de cateter com laser dentro das varizes com a intenção de destruí-las pelo calor. É uma técnica ainda em fase experimental.
.png)
Doppler Vascular
Exame de imagem fundamental no tratamento vascular, pois auxilia no diagnóstico de forma mais precisa.